30/03/2016

Dica de moda: Aprenda como passar pela transição capilar com dicas de quem já fez

Olá!Chegou mais uma quarta, como é de costume procuramos ótimas de de moda para vocês.  Mas, esta dica de hoje é para seus lindos cabelos.  Espero que gostem!!!!



Entenda os cuidados necessários nesse período, saiba quais são os melhores produtos e confira diversas dicas para passar pelo processo com alegria e motivação

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
A transição capilar trata-se de um processo em que tratamentos químicos ou térmicos de alisamento são abandonados para que os fios adquiram novamente a textura natural enrolada ou crespa.
Não é um processo simples, principalmente para cabelos com químicas permanentes, já que nesses casos a raiz crescerá com a textura natural enrolada ou crespa, enquanto o restante do cabelo continuará liso. Já para quem fazia uso de alisamentos térmicos (chapinha ou escova) ou ainda tratamentos químicos menos permanentes, apenas deixar de lado esses tratamentos já fará com que em pouco tempo o cabelo volte à textura natural.
A boa notícia é que atualmente mais e mais mulheres tem adotado a transição capilar e deixado de lado alisamentos para que possam desfrutar de seus cachos e crespos, portanto, inspirações, relatos empoderadores e dicas de como cuidar do cabelo em transição não faltam. Confira nessa matéria diversas dicas para atravessar o período da melhor maneira possível.
8 coisas que você precisa saber antes da sua transição
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Se você chegou à conclusão de que o momento de fazer a sua transição capilar chegou, é importante saber algumas coisas e estar preparada para essa nova fase. Confira abaixo:
1. O processo pode ser longo
Essa talvez seja a primeira coisa que você precisa saber sobre a transição. A não ser que você faça o big chop já no início, a transição pode levar muito tempo para acontecer, já que depende diretamente da velocidade de crescimento dos fios. Portanto, paciência é primordial durante o processo.
2. É um período de autoconhecimento e aceitação
Após um longo período alisando os fios, é comum que muitas mulheres nem se lembrem de como é sua textura natural. Ver os fios crescendo pouco a pouco com a textura natural caracteriza um profundo processo de autoconhecimento e a próxima fase é a aceitação. A transição é um período de mudanças a cada dia.
3. Relatos empoderadores ajudam a motivar
Em uma rápida busca na internet pelo termo transição capilar é possível encontrar diversos casos de mulheres que já passaram por ela ou que ainda estão passando. Leia sobre as experiências dessas mulheres e anote todas as dicas possíveis. Assim, você não se sentirá sozinha durante o processo e terá ainda mais forças para continuar.
4. Sua rotina irá mudar
Cada tipo de cabelo exige uma rotina diferente de cuidados. Se antes o seu cabelo se adaptava bem com um produto x, agora a necessidade dele pode ser outra. É importante informar-se sobre os novos cuidados nessa nova fase. Mas não se esqueça de que a parte alisada ainda está aí e pode requerer os mesmo cuidados de antes. A transição é um período que exige cuidados para as duas texturas.
5. Mantenha hábitos saudáveis
Para acelerar o crescimento dos fios nada melhor do que estar com a saúde em dia. Se alimentar bem, em uma dieta com todos os nutrientes necessários, é tão importante quanto cuidar dos fios externamente.
6. Você sempre terá a opção de cortar
Se o aspecto do seu cabelo com duas texturas não estiver agradando, existe sempre a opção de cortar. O desapego é a parte difícil, já que para quem gosta e é acostumada com cabelo comprido, ter que aderir ao curto pode não ser fácil. Já para quem está determinada a ter a textura natural do cabelo de volta rapidamente, essa é a melhor opção.
7. Tratamentos térmicos podem ser seus aliados
A presença de duas texturas no mesmo cabelo está incomodando e cortar não é uma opção? Chapinha e babyliss podem ajudar nesses casos. Fazer o uso do babyliss ou outras técnicas para enrolar a parte alisada do cabelo também te ajuda a acostumar com a nova textura que está por vir.
8. Em terra de chapinha, quem tem cachos e crespos é rainha
Todas as texturas de cabelo são lindas e toda mulher tem o direito de não manter sua textura natural, se essa for sua vontade. No entanto, sabemos que a transição capilar e o ato de deixar os cabelos cacheados e crespos ao natural, são méritos a serem reconhecidos. Essas atitudes mostram que você é forte e sua resistência merece ser reconhecida principalmente por você mesma.
Como começar a transição capilar
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Muitas dúvidas existem sobre a transição capilar e é comum que o momento de decisão sobre optar ou não por ela seja difícil. Começar a transição pode ser complicado, pois é uma fase nova a se adaptar e muitas coisas mudarão. Conversamos com o hairstylist Juliano Culkin, do salão CKamura Campinas, que listou dicas para começar a transição, confira:
·         Alguns alisamentos saem do fio com mais facilidade, para acelerar o processo, utilize xampu anti-resíduos;
·         Hidratações de lipídios contribuem para acelerar o processo e devolvem o movimento natural do cabelo;
·         Para alisamentos permanentes, o big chop pode ser feito logo no início da transição;
·         Para quem não quer ousar tanto, é possível esperar a raiz crescer um pouco e só depois realizar o big chop.
Big chop x pouco a pouco
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
O big chop, também conhecido como grande corte em tradução literal, é o nome dado ao corte radical feito para retirar toda a parte quimicamente alisada do cabelo. “É talvez a melhor opção para quem não queira mais a textura artificial nos cabelos”, comenta o hairstylist Juliano Culkin. Também é mais prático, já que não é preciso preocupar-se com a parte quimicamente alisada: “o cabelo vai crescer natural, mais hidratado e saudável que os fios quimicamente tratados”, orienta Juliano.
Já a transição feita pouco a pouco acontece na interrupção do uso de alisamentos, deixando a raiz crescer até alcançar o comprimento desejado e somente depois cortar a parte quimicamente alisada. A principal diferença entre os dois métodos está na velocidade da mudança. Com o big chop a mudança é imediata e existem diversas maneiras de fazê-lo “o corte Pixie, e até mesmo o raspado, estão super em alta – assim como a aceitação dos fios mais crespos ou cacheados” indica Juliano.
A transição feita pouco a pouco é ideal para quem tem muito apego aos fios longos e também para acompanhar aos poucos a nova textura que está por vir. Para quem tem receio da dupla textura, durante esse período é possível utilizar babyliss e outras técnicas para aproximar a aparência da raiz com a das pontas.
Quais cuidados devo tomar durante a transição?
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
O principal a saber sobre a transição é que é um período novo no seu cabelo, mas que no entanto, ainda carrega as características do cabelo anterior. “O erro mais comum é a falta de hidratação e reconstrução dos fios”, comenta Juliano. “O cabelo quimicamente tratado, mesmo aquele que será cortado em breve, deve ser hidratado em média duas vezes por semana”, completa o cabeleireiro.
Outro erro comum segundo Juliano é não prestar atenção aos cuidados especiais que cabelos cacheados e crespos necessitam “esses cabelos precisam de cuidados especiais, com uso de óleos ou produtos que devolvam a definição original”, comenta o cabeleireiro. Portanto, independente da técnica escolhida para a transição ou da textura atual do seu cabelo, os fios devem sempre receber cuidados para se manterem saudáveis.
Quer saber mais? Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...