Artesanato com couro de peixe ganha reconhecimento
Fonte: Paranashop
Artesãs do Paraná, que reaproveitam os restos de pele e escama de peixe ganham importante prêmio de sustentabilidade e designAs 10 artesãs que fazem parte da Associação Curtume do Couro do Peixe Ryo e Mar, localizada em Guaratuba, transformam os restos de pele e escamas de peixe em couro de alta qualidade. O couro serve como matéria-prima para criação de peças artesanais. Com esse projeto, que tem um grande apelo ecológico e que preza a responsabilidade sócio-ambiental, a associação conquistou a 9ª Edição do Prêmio Planeta Casa 2011, na categoria Ação Social.
Promovida pela Revista Casa Cláudia e pelo Portal Planeta Sustentável, ambos da Editora Abril, a premiação busca valorizar e divulgar empresas e profissionais das áreas de arquitetura, construção e decoração, que aliam conforto em residências com o respeito ao meio ambiente. A associação é exemplo em sustentabilidade, e desde sua fundação buscou o licenciamento para o processamento de efluentes, que foi concedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para não poluir o meio ambiente.
A associação das artesãs foi criada em 2007 e contou com parcerias para o sucesso do empreendimento. Um importante parceiro do empreendimento é o Sebrae no Paraná, que em 2010 iniciou uma ação que visa levar soluções para empresários e empreendedores da região de Guaratuba e fomentar o artesanato como atividade ligada ao turismo. O trabalho realizado com a associação integrou setores que são considerados estratégicos para o desenvolvimento do Paraná, como vestuário, turismo e empreendedorismo. Exemplo disso é a ação desenvolvida pelo Sebrae que visa aproximar as artesãs a pequenas confecções, promovendo o couro de peixe produzido na região como um elemento diferencial na moda.
Saiba mais sobre essa conquista acessando a matéria Transformação de couro de peixe em artesanato conquista prêmio nacional, no site Paranashop.
Muio interessante. Como faço para contatar esta Associação ? Obrigado
ResponderExcluir