REGIÃO METROPOLITANA
Camaragibe
Município da Região Metropolitana do Recife, se destaca como pólo artesanal de tecelagem. Os tecelãos estão reunidos em uma cooperativa.
ZONA DA MATA
Lagoa do Carro
A 61 quilômetros de Recife, na Zona da Mata Norte do Estado, o município é famoso em todo o Brasil por sua produção de tapetes. Inicialmente, os desenhos apenas reproduziam os azulejos portugueses aplicados nas fachadas e construções recifenses. Aos poucos, elementos da cultura nordestina também foram ganhando espaço. A produção de tapetes artesanais é a principal atividade de Lagoa do Carro, a ponto dos novelos de lãs serem utilizados até como moeda corrente. Os tapeceiros se reúnem em cooperativas e associações e distribuem sua produção para todo o Brasil.
AGRESTE
Gravatá
O forte do artesanato de Gravatá, distante 85 quilômetros do Recife, são os brinquedos educativos. Os artesãos locais esculpem carros, mobília para bonecos, cavalos e peões. São peças simples e bem acabadas que funcionam na decoração e divertem as crianças. A produção moveleira também merece destaque. O preço varia de acordo com o tamanho. Os utilitários também aparecem em grande variedade. Nas esculturas, o estilo palito é o que mais tem sido trabalhado na cidade.
Bezerros
O universo lúdico dos folguedos de carnaval e dos brinquedos populares são as principais fontes de inspiração para os artesãos de Bezerros, distante 107 quilômetros do Recife, Agreste pernambucano. Lá, são confeccionadas as máscaras em papel machê dos famosos papangus, fantasias tradicionais da folia no município. Uma boa amostra das coloridas fantasias e das máscaras, que também servem como elementos de decoração, podem ser encontradas no Centro Cultural Papangu.
Caruaru
Foto: Inês Campêlo/DP/D.A Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário