28/09/2011

A ARTE NO PERÍODO PALEOLÍTICO

ARTE PERIODO PALEOLITICO
A arte no Período Paleolítico é a mais antiga criação artística que se tem conhecimento na história. A arte de criar já era uma prática muito comum, pelos primeiros humanos.

O cotidiano era representado nas gravuras, estatuetas simbolizando animais e seres humanos.

A pintura rupestre era outra características muito acentuada neste período. Essas criações nas rochas eram indicações do imaginário dos ancestrais para formalizar uma mensagem de caça, rituais religiosos, etc.

Assim, os nossos ancestrais, mesmo antes da escrita, tinham a capacidade de tirar ou criar da natureza, elementos dos quais eram interpretados através de suas mais incríveis imaginações.

A interação do homem com a natureza se dava de uma forma criativa, (sem denegrir a natureza) e interpretativa, focando as mais diversas cenas do seu ambiente natural.
PINTURAS RUPESTRES

Através dessas artes deixadas pelos ancestrais, tendo como tela, as rochas, pedras, os historiadores e arqueólogos puderam resgatar costumes, tradições, por meio da arte, legados de um povo que dentro de suas limitações culturais, demonstraram sua habilidade artística, no Período Paleolítico.

Como disse o grande pensador Lavoisier: "Na natureza nada se perde nada se cria, tudo se transforma". Nesse sentido, os primeiros humanos usaram como pincéis, elementos da própria natureza, sem prejudicar o meio ambiente.

Acreditamos que por meio desta máxima,  do pensador Lavoisier, muitos enxergaram formas ecológicas de se criar objetos para o uso diário, sem contudo, deixar máculas no meio ambiente, mesmo porque usando materiais descartados ou que seriam jogados fora, é possível fazer belíssimas artes decorativas e assim usufruir delas.
__________
José Inácio
Profº de História e editor dos blog
www.pernambucoturismo.com.br
www.fazbemaocorpo2014.blogspot.com.br

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...